quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Viva!


Deus é o Senhor do tempo. Antes mesmo que tudo fosse Ele já era e ainda é. Antes mesmo que nascêssemos ele já nos conhecia. Aliás, Ele mesmo nos desenhou, pintou, escreveu nossa personalidade, nos deu o direito de escolha e, enfim, soprou vida em nós. Ele elegeu nossa data de nascimento e sabe quantos anos viveremos.

Alguns vivem mais, outros menos. Não digo pela quantidade de anos que cada um suporta viver aqui, num corpo que envelhece, adoece e fica frágil, mas me refiro à intensidade com que as coisas são vividas, à importância que se dá a cada oportunidade que se tem na vida.

Deus nos deu dias, meses ou anos para vivermos aqui. Esses dias não estão passando por passar. Esse tempo que Ele nos concedeu é para ser, de fato, vivido, fazendo jus ao trabalho que Deus teve de fazer tudo isso para nós.

Ele fez a terra e deu textura a ela, plantou flores e as perfumou, criou o céu e nos extasiou com suas estrelas. Criou mares e cachoeiras, tingindo-os de diversos tons de verde e azul. Deus plantou alimentos para que não tivéssemos fome, nos ensinou a tecer vestes, para que não sentíssemos frio. Ele nos brindou do céu com o orvalho da manhã e com as gotas de chuva que caem das nuvens carregadas, que parecem flocos de algodão.

Além de ter feito tudo isso, Ele teve o cuidado de pensar em como nos sentiríamos, caso estivéssemos sós e nos deu outros seres vivos, como forma de equilibrar nossa solidão. Nos deu seres que dependem do nosso cuidado, que sentem nossa falta, que nos fazem rir e também ficar bravos, como os loucos Labradores e os Yorkshires.

Porém, além deles, nos deu mais. Apresentou a nós aqueles que entendem o que falamos ou calamos e sentem o que sentimos; Deus nos deu pessoas com quem podemos compartilhar a vida.

Ao longo da vida, Deus nos dá tempo de conhecer partes de nós que estão nos outros e coisas que não existem em nós que precisamos ter, mas que em nós mesmos não saberíamos conter e, por isso, Ele as concedeu a quem nos completa naquilo que nos falta.

Deus nos deu mais do que bens, mais do que belas paisagens, nos deu calor humano, ombro pra chorar, palavras bobas pra rir. Deus nos deu amigos para andar de mãos dadas conosco na vida, nos deu família para aconchegar nossa alma. Ele nos deu motivos para vivermos bem e buscarmos o melhor de nós.

Que o motivo de nossa existência não seja apenas uma passagem simples por essa terra, mas que seja fazer a diferença na vida daqueles que chegam de supetão, ou daqueles que chegam pela compatibilidade genética em nossas casas. Que o motivo da nossa existência nos faça aproveitar o tempo que Deus nos deu, sem olhar para o relógio e dizer que ele está passando rápido demais e os anos se acumulando nas dobrinhas dos olhos e nas rugas das mãos.

É necessário que vivamos mais intensamente tudo isso que temos, sem mensurar quantidades. Ora, se a quantidade fosse importante, Deus já nos teria revelado o nosso prazo de validade, para, então, fazermos tudo que pudéssemos, enquanto ainda fossemos capazes.

Se o tempo fosse o vilão das nossas vidas, ele não nos deixaria mais sábios, nem mais fortes, nem mais experientes, pois estaria perdendo pra nós. Ele seria o vencido.

Foi Deus quem fez o seu tempo. Ele é uma dádiva, um presente para ser usufruído e não repudiado. Por isso, não o deixe passar sozinho. Caminhe com ele, viva-o intensamente, pois se não fizer isso, ninguém fará por você. Esse tempo é pra você ser feliz. Não espere que venha outro. Viva!
 
Texto base: Eclesiastes 3
Em homenagem a minha amiga Ediania. Feliz aniversário!

Nenhum comentário: